Von Martius

Paula Cruz | 08:30 | 0 comentários

Carl Friedrich Philipp von Martius foi um médico, botânico, antropólogo e um dos mais importantes pesquisadores alemães que estudaram o Brasil, especialmente a região da Amazônia.

Von Martius passou dez meses de sua vida na região norte do país, tempo suficiente para marcar os 40 anos posteriores à sua passagem, tão intensa foi sua ligação com essa região, sendo seus estudos sobre botânica um grande legado cultuado até os dias atuais, com a publicação de sua notória obra Flora Brasiliensis. Foi um dos pioneiros no estudo do guaraná (Sapindaceae).

Von Martius veio ao Brasil com a comitiva científica que acompanhou a arquiduquesa Leopoldina, na ocasião de seu casamento com o príncipe D. Pedro. Ele e seu companheiro, o zoólogo Johann Baptist von Spix. recebera da Academia de Ciências da Baviera o encargo de pesquisar as províncias mais importantes do Brasil e formar coleções botânicas, zoológicas e mineralógicas. Com o falecimento de Spix, Martius publicou o relato de viagem e divulgou o material coletado no Brasil.

A Flora Brasiliensis é uma obra em 15 volumes que trata das plantas brasileiras, produzida na Alemanha entre 1840 e 1906 pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países, tendo sido patrocinada pelos imperadores da Áustria e do Brasil e pelo rei da Baviera.
Ela contém tratamentos taxonômicos de 22 767 espécies, a grande maioria de angiospermas. Os 15 volumes são divididos em 40 partes, num total de 10 367 páginas.
Além das descrições taxonômicas, todas em latim, a Flora Brasiliensis contém 3 811 litografias, que ajudam na identificação de espécies.

Obra Flora Brasiliensis -->http://florabrasiliensis.cria.org.br/

Category:

0 comentários