Mangostão - 'Garcinia mangostana'

Paula Cruz | 08:59 | 0 comentários


Árvore de até 30 metros de altura com copa cônica, da mesma família das árvores brasileiras bacuri e guanandi. Folhas grandes, duras, de coloração verde-escura e brilhante. Flores grandes de coloração vermelho-escura.
 
O fruto é esférico, vermelho a castanho-escuro, manchado de amarelo, com casca espessa que deve ser cortada delicadamente para não ferir a polpa. Polpa mole, suculenta, de sabor delicado e muito característico que envolve uma única semente oleaginosa. A planta tem a peculiaridade de produzir frutos por partenogênese.

Nativo da região tropical do sudeste asiático, abrangendo também a maioria das ilhas da Indonésia, o mangostão é considerado pelos habitantes desses lugares como a fruta mais saborosa do mundo: "a rainha das frutas tropicais". Verdadeiro "manjar dos deuses", o mangostão foi comparado, por alguns, ao néctar e à ambrosia, alimentos do Olimpo grego.

O mangostão contém xantonas, que proporcionam uma ação antioxidante, antitumoral, anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e antibiótica. Contém ácido Hidroxicitrico, que aumenta a sensação de saciedade e auxilia na eliminação de gorduras, prevenindo o aumento do colesterol. As quinonas têm uma ação semelhante às tetraciclinas (antibióticos). Os fenóis têm propriedades antimicóticas. As catequinas e estilbenos são antioxidantes. É rico em várias vitaminas e minerais.

Category:

0 comentários