Amido: Parênquimas Amilíferos

Paula Cruz | 11:56 | 1 comentários

  •  O que é Amido?  
    Amido é um carboidrato de estrutura complexa, fornmado por monossacrídeos de glicose, e  isto o caracteriza como um polímero de glicose. É a principal substância de reserva nas plantas, fornecendo de 70 a 80% das calorias consumidas pelo homem.
  • Formação do grânulos de amido 
     Nas células vegetais os grânulos de amido são formados dentro de estruturas especiais denominadas amiloplastos, envolvidos por uma matriz proteica, o estroma. O amido de apresenta na forma de discretos grânulos de formas, tamanhos e agrupamentos diferentes que são definidos conforme sua origem botânica. É composto de dois tipos de macromoléculas: amilose e amilopectina.
     A biossíntese do amido ocorre no interior dos cloroplastos e amiloplastos, e inicia à custa do acúmulo de resíduos de glicose formados na fotossíntese. O produto final é o amido acumulado nos cloroplastos de folhas e amiloplastos de tecidos de armazenamento não verdes, como tecidos tubéculos, raízes e sementes de cereais.

     Esse carboidrato pode encontrado em vários tecidos vegetais, as imagens  a seguir foram tcapituradas durante uma aula prática de laboratório ministrada pela Drª Flávia Lucas, porfessora do Curso de Ciências Naturais/Biologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e nelas o amido é observados em um tecido especializado de reserva, o parênquima amilífero (parênquima com reserva de amido). 

                                                                 Amido do Feijão
                                                               

                                                                   
                                                                         Ocular de 40x

     A medida que a planta produz moléculas dos polímeros (amilose e amilopectina) estes se depositam em camadas sucessivas em torno de um ponto central, denominado, hilo, para a formação de um grânulo compacto.   

                                                                    Masseração do arroz
     
Amido Arroz (ocular de 10x)
               

                                                                           Batata

 Amido da batata
                    

                                          Retirando material para observar o amido da banana
 
  
Ocular de 10x
 
                    
                                                              Amido da banana (ocular de 40x)
                    

  • Potencialidades do amido
          Na indústria de alimentos, o amido tem sido tradicionalmente usado não apenas como ingrediente de valor calórico, como também, de valor renovador de propriedades funcionais de sistemas alimentícios. Depedendo do tipo, o amido pode servir para facilitar o processamento, fornecer textura, servir como espessante, proteger os alimentos durante o processamento, etc.
     São inúmeras as aplicações dos amidos e seus produtos derivados em diversas áreas de trabalho. Pena que alguns os usam para fins de adulteração de produtos.

   
     Esta imagem foi retirada de uma lâmina de polpa de cupuaçu, nela verificamos que a polpa foi adulterada com amidos de banana. Há uma quantidade considerável de amido de banana.




Category:

Um comentário: