NASA planeja cultivar plantas na Lua em 2015

Paula Cruz | 10:49 | 0 comentários



   A NASA, com o apoio de empresas privadas e estudantes, está dando início a um novo programa que irá testar se plantas conseguem germinar em ambiente lunar. O experimento, se bem sucedido, poderá ser um passo importantíssimo para uma futura habitação humana na Lua.

   “Nós estamos construindo uma pequena unidade de demonstração para estudar a germinação de plantas na gravidade e radiação lunar”, disse a agência em um comunicado.
O projeto faz parte da competição ‘Google Lunar XPRIZE’, organizada pela XPRIZE Foundation e patrocinada pelo Google. O prêmio será concedido à empresa privada que aterrissar na Lua, viajar 500 metros, abaixo ou sob a superfície lunar e enviar para a Terra um conjunto de vídeos, imagens ou dados. Para ganhar prêmios adicionais, a empresa poderá explorar o ambiente. A competição tem seu final programado para o dia 31 de dezembro de 2015.

    Arabidopsis, manjericão e sementes de nabo serão enviadas para a Lua e serão colocadas em contêineres do tamanho de uma xícara de café que serão vigiados por sensores e câmeras que acompanharão o crescimento das sementes durante um período de 5 a 10 dias. O desenvolvimento das plantas será comparado com o crescimento de plantas em contêineres idênticos na Terra.

    Mesmo que a NASA não obtenha sucesso com o projeto, os cientistas aprenderão muito sobre o comportamento das plantas em condições não usuais, além de que a missão não custará muito aos bolsos da agência. De acordo com Chris McKay, cientista planetário, o projeto custará cerca de 2 milhões de dólares. [Nature World News]

Category:

0 comentários