Dama-da-noite

Paula Cruz | 13:05 | 0 comentários


    Hylocereus undatus: Dama-da-noite é o nome popular planta, cuja flor é espetacular, de grandes dimensões e perfume intenso, produzindo um fruto saboroso e rico em vitaminas.

    É também chamada de Flor-da-noite, Rainha-da-noite, Pitaia, Cardo-ananás, Flor-da-lua, entre muitos outros. No Oriente é conhecida como Fruta-dragão porque tanto o fruto como o caule que antecede as flores é recoberto por escamas que lembram as das tradicionais figuras dos dragões. O nome pitahaya deriva de palavra indígena que quer dizer fruto de escamas.

    Não há certezas sobre a origem desta planta, sendo provavelmente da Índia ou das zonas tropicais do continente americano, desde o México até a Colômbia.

    É uma cactácea de ciclo de vida perene, com raízes fibrosas e numerosas. Possui raízes aéreas das quais faz uso para fixar-se no solo ou em alguma superfície, além de serem utilizadas para a obtenção de nutrientes.

   A floração dura de finais da Primavera até princípios do Outono, sendo mais intensa em pleno Verão. As flores só desabrocham quando começa a anoitecer, permanecendo abertas até começar a nascer o sol. Algumas podem chegar a ter 30 cm de diâmetro. Produz um fruto comestível de casca vermelha e polpa esbranquiçada. Sua consistência lembra a do kiwi e o sabor é semelhante ao melão.

Category:

0 comentários