Reino Plantae, você realmente não o conhece!

Paula Cruz | 23:45 | 0 comentários


     Quando digo que sou Bióloga  todos me perguntam logo se eu trabalho com aminais fofinhos, como as tartarugas marinhas, macacos, etc...
As pessoas pensam logo nas interações dos animais ou na preservação dos animais em extinção, a ecologia, ou na microbiologia com seus fungos, vírus e bactérias, ou ainda na genética e seus cromossomos  DNAs, células-tronco, esses áreas de pesquisas laboratoriais. Mas quando eu digo que atuo na área da Botânica, sinto um quê de decepção no olhar na maioria deles. Mas por que isso? Muitos pensam que as plantas são sem graça. Uma pena! Esses não sabem o quanto elas são interessantes, mas raramente perco meu tempo com eles discutindo e explicando a importância da fotossíntese. Evito perder tempo em dizer que se não fosse os seres fotossintetizantes (ancestrais das plantas atuais), na terra primitiva de cerca de 2 bilhões de anos atrás, consumirem o CO2 (gás dioxido de carbono) e liberarem O2 (gás oxigênio) na atmosfera primitiva, e esse O2 produzido pelas plantas ancestrais se agruparem em O3 (gás ozônio) e formarem uma camada de gás que protegeu  e protege a Terra contra os raios UVs, estes nocivos à todos os seres vivos,  e que sem essa camada de O3 a vida na Terra não existiria!
    O Reino Plantae é tão interessante quando os outros reinos, uma pena que ele seja abordado com pouco entusiasmos pelos professores em sala de aula, levando assim o alunos a não dar o mérito que a matéria necessita  E isso se torna um ciclo vicioso, pois um desses alunos que "aprendeu" a não gostar de botânica pode se tornar futuramente um professor de Ciências ou Biologia e, quase sempre, vai continuar não dando importância a matéria, e passará para seus alunos a matéria de forma menos atraente... e assim por diante.

     Bom, se você professor está procurando um atrativo para as aula de botânica ou se você aluno que se interessa pelo assunto e queria aprender mais, segue um vídeo/documentário muito interessante (eu adoro), no qual o Reino Plantae é abordado de forma bastante interessante. Link abaixo:





Category:

0 comentários